A Ilusão Neopentecostal ( Paranormal x Sobrenatural)

Kenneth Hagin e o Espírito da Serpente




Kenneth Hagin começou a se desviar do caminho estreito da Bíblia bem cedo em seu ministério — em 1938, para ser exato! Em dezembro, Hagin fala a respeito de uma jovem de aproximadamente dezesseis anos que entrou em transe e permaneceu por mais de oito horas em uma posição rígida, caída no chão. O pastor da igreja onde Hagin estava pregando nesse reavivamento pesava mais de 90 kg e os dois tentaram erguer a jovem; eles queriam levá-la para perto do aquecedor. Hagin disse que aquela pobre jovem estava "grudada no chão", e ele e o pastor não conseguiram erguê-la. Ele chamou isso de manifestação do poder de Deus, mas a verdade é que esse incidente foi o resultado das atividades paranormais dos demônios.

Paranormal x Sobrenatural

Para compreender o que parece estar na raiz do afastamento de Kenneth Hagin da verdade bíblica, precisamos começar com estes dois conceitos: paranormal e sobrenatural. Todo o "Movimento da Palavra de Fé", como é chamado, deixa de discernir a diferença e, com essa falha, suas doutrinas sistematicamente moveram-se em uma espiral descendente, para longe do verdadeiro Deus da Bíblia e em direção ao poço do abismo. O espírito da serpente está gradualmente manipulando essa multidão de pessoas sinceras, até que agora a serpente pode se manifestar no meio delas ao mesmo tempo em que elas parecem não ter consciência da sua presença. O pior, porém, é que o poder da serpente está se manifestando no meio delas, ao mesmo tempo em que elas pensam que estão servindo e seguindo a Jesus Cristo! Essa grande enganação é a enganação do Anticristo e está se tornando desmedida nessas igrejas.
A atividade paranormal ocorre no mundo intermediário entre o natural e o sobrenatural. Essa atividade está acima do mundo natural, mas abaixo da dimensão sobrenatural de Deus. A Bíblia tem muitos exemplos de Satanás e seus anjos caídos aparecendo e realizando suas atividades. A palavra paranormal significa "aquilo está fora dos limites da experiência normal ou dos fenômenos explicáveis." {Novo Dicionário Aurélio}.
Satanás pode aparecer diante de Deus para apresentar sua causa e defender sua posição legal [Jó 2:3-7] que Adão e Eva entregaram para ele com seu ato de rebelião. A tentação de Jesus por Satanás foi carregada por atividade paranormal. Nenhum poder natural poderia ter realizado aqueles feitos de levar Jesus ao pináculo do templo e mostrar-lhe todos os reinos do mundo. [Mateus 4:1-11] Satanás e seus ministros podem transformar-se em anjos de luz e em ministros da justiça para o propósito expresso de enganar os incautos!
"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." [2 Coríntios 11:13-15].
Quando você compreender a diferença entre o que é paranormal e sobrenatural, pode muito facilmente discernir entre um falso profeta e um homem de Deus. Jesus Cristo curou uma mulher que estava em servidão aos poderes paranormais por dezoito longos anos. Ela andava encurvada sem conseguir ficar na posição ereta devido a um severo poder demoníaco.
"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus."[Lucas 13:10-12].
Você compreendeu o que manteve aquela mulher em servidão física por dezoito anos? Satanás tinha colocado naquela essa mulher uma enfermidade física de origem demoníaca por meio da operação de poder paranormal. A igreja primitiva compreendia os princípios do poder de Satanás opondo-se aos poderes de Deus. Se Satanás é sobrenatural, então a competição entre ele e Deus seria de igual para igual, que é a crença dos ocultistas do mundo todo até hoje. Felizmente, porém, esse não é o caso e as Escrituras estão repletas com essa certeza, que Deus é infinitamente maior e mais poderoso que Satanás.
"Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim." [Atos 26:18].
O poder sobrenatural de Deus nunca se manifesta para agradar a carne ou ganhar o favor para os ministros de Deus. É preciso estudar a vida de Jesus e a história da igreja do Novo Testamento para confirmar a absoluta ausência de atividade paranormal pelo Espírito Santo! Você nunca verá na Bíblia o relato de uma jovem "grudada ao chão" de forma que nem dois homens fortes consigam erguê-la. Você também nunca verá pessoas arrastando-se pelo chão como serpentes, aparentemente perdendo o controle total de seus corpos, nem verá o pastor sibilando como uma serpente e fazendo a audiência sibilar de volta para ele. Nem uma única vez a Bíblia registra que a igreja primitiva exibia esses estranhos comportamentos que satisfariam a curiosidade dos visitantes. Na verdade, Jesus Cristo disse:
"E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração."[Lucas 11:29-30].
Os poderes sobrenaturais são exatamente o que a palavra sugere. Embora a palavra sobrenatural não apareça na Bíblia, o equivalente mais próximo pode ser "eterno". Deus toma ações "eternas" e sua existência é na dimensão eterna definitivamente qualifica-se como sobrenatural. Satanás, por sua própria natureza, não pode operar no reino eterno, de modo que suas ações são classificadas como paranormais. Todos os atos de Deus são eternos. Imaginar Deus fazendo coisas de uma natureza paranormal é perder completamente de vista a natureza santa e as características eternas de Deus.
Colossenses 1:19 também pode conter todos os elementos do "sobrenatural". Vejamos a Escritura:
"Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." [Colossenses 1:19-20].
A palavra-chave nessa passagem é "plenitude", que é no grego original pleroma, (Concordância de Strong, item 4138). Essa palavra grega significa encher completamente, ou preencher. Por exemplo, "plenitude dos tempos" indica a finalização de um determinado período de tempo previamente ordenado e indicado.
Essa palavra pleroma indica uma dimensão do ser que somente Deus pode cumprir. Assim, isso pode vir tão perto de "sobrenatural" como qualquer outra palavra na Bíblia. Deus claramente opera no "sobrenatural", enquanto Satanás opera em uma dimensão inferior, a "paranormal".
Vemos eventos na Bíblia em que Deus fez coisas que os homens interpretaram como questões paranormais. A Bíblia diz que Deus fez Ezequiel ficar mudo [Ezequiel 3:26]; que um anjo fez Zacarias ficar mudo quando ele não acreditou na mensagem recebida do anjo [Lucas 1:20]; e que Jesus Cristo fez Saulo de Tarso ficar cego [Atos 9:8,18]. Quando tentamos interpretar esses atos de julgamento de Deus ou seu método de lidar com um indivíduo em um padrão para a vida da igreja do Novo Testamento, criamos uma absoluta bagunça teológica. Esse tipo de interpretação bíblica está no centro das doutrinas de Kenneth Hagin. A idéia de usar a fé para adquirir riquezas não é nada mais nada menos que manipulação paranormal. O verso a seguir descreve Kenneth Hagin e todos os de sua estirpe, quando eles não somente usam seus tipos perigosos de "fé" para conquistar riquezas, eles usam o espírito da serpente para enganar seus seguidores.
"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." [2 Pedro 2:1-3].
Fonte: Espada do Espírito
Share on Google Plus

Autor: Jorge A. Ferreira

Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Bacharel em Teologia, Articulista da Revista (O Cristão Erudito), Diretor e Palestrante do Seminário À Luz da Bíblia e Professor de Teologia.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário