O Pentecostalismo é o movimento Evangélico mais bem sucedido no brasil, segundo uma pesquisa americana realizada em 2007, pelo (Gordon-Conwell) Theological Seminary, o País teria cerca de 24 Milhões de pentecostais.
O Pentecostalismo, assim como qualquer outro movimento da Cristandade, tende a descaracterização de suas raízes. (Longe de mim julgar se isso é bom ou não, me aterei apenas em demonstrar de forma bem básica esta descaracterização do chamado ‘Pentecostalismo Clássico’ ou ‘Movimento Pentecostal’ como muitos preferem) ao Movimento Neo-Pentecostal.
Segue as 03 principais ondas do pentecostalismo a seguir:
1º Onda (Pentecostalismo Clássico)
A Primeira onda está ligada ao movimento iniciado por William Joseph Seymour por volta de 1906, na rua azuza, Chicago (EUA). E no brasil com a chegada do Italiano Louis Francescon fundador da Congregação Cristã no brasil e dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren fundadores da maior denominação pentecostal do mundo a Assembléia de Deus.
Essas denominações dominaram amplamente o cenário pentecostal durante 40 anos e foram responsáveis por milhares de conversões, aumentando consideravelmente o número de evangélicos no País.
O Foco da mensagem era o Batismo com Espírito Santo com a evidência em falar em línguas, a evangelização, vida santa e a volta iminente de Cristo.
2º Onda (Pentecostalismo de Cura Divina)
A Chamada segunda onda pentecostal surgiu apartir dos anos 50 e 60 e está ligada ao “movimento das Tendas”, chamada assim, pelo modo de evangelização promovido pelos missionários americanos e brasileiros da Igreja do Evangelho Quadrangular, que se popularizou realizando campanhas de evangelização e milagres em todo o País em tendas de lona.
Deste Movimento podemos destacar 03 denominações principais. Sendo elas: a já citada Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja O Brasil para Cristo e a Igreja Pentecostal Deus é Amor.
O Foco da mensagem desta onda era a Cura Divina, Batismo com o Espírito e a expulsão de demônios.
3º Onda ( Neo-Pentecostalismo)
A Terceira Onda teve início no final dos anos 70 e início dos anos 80, e é fortemente caracterizada por um certo afastamento das doutrinas pentecostais clássicas e apego à chamada teologia da prosperidade.
Os “Neo Pentecostais” como são chamados, adotam formas diferentes de administração e utilizam técnicas de Marketing extremamente eficazes em suas abordagens tendo na mídia seu principal foco.
Desta terceira onda, surgiram a Igreja Universal do reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus ,Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Renascer em Cristo, Comunidade Sara Nossa Terra, Igreja Paz e Vida, as Comunidades Evangélicas em geral e diversas outras.
O Foco da Mensagem é Prosperidade Financeira, bem estar pessoal, exorcismo e etc...
Autor: Jorge A. Ferreira
Aprovado o blog ,pentecostalismo clássico é o mais coerente com as escrituras sagradas.
ResponderExcluirO Pentecostalismo clássico, sendo a primeira onda do movimento é o único que realmente pode ser considerado verdadeiro. As demais ondas ao meu ver, são apenas cópias ou degenerações, como bem dito no artigo.
ResponderExcluir