As Doutrinas de Kenneth Hagin (Neo Pentecostalismo)

As Falsas Doutrinas de Kenneth Hagin


Parece que as doutrinas de Hagin foram desenvolvidas nos seus primeiros anos e foram adquiridas de um homem chamado E. W. Kenyon. A maior parte dos escritos e dos programas de rádio de Hagin são classificados por eruditos e pesquisadores sérios como materiais plagiados dos escritos de Kenyon. Página após página dos escritos e materiais de Hagin são idênticos, palavra por palavra, aos escritos de E. W. Kenyon. Hagin afirma que Deus lhe deu essas doutrinas e elas simplesmente "ocorrem" de serem exatamente iguais aos ensinos de Kenyon. Se Hagin recebeu doutrinas de Deus, isso o colocaria no mesmo nível dos homens por meio de quem Deus escreveu as Escrituras Sagradas.
Kenneth Hagin: "A Morte Física Não Removeria Nossos Pecados"
Essa afirmação deve dizer a você tudo o que precisa saber sobre os erros de Kenneth Hagin. Na superfície, você poderia perguntar por que Hagin se atreveria a dizer tal coisa! A resposta está na abordagem paranormal dele ao cristianismo! Se os homens tivessem esse tipo de poder em sua língua e em suas palavras, teriam se elevado ao mesmo nível de Jesus Cristo. Isso é impossível, a não ser que você traga Jesus a uma posição teológica diferente e menor. Kenneth Copeland, uma das estrelas de Hagin, oferece um excelente exemplo de trazer Jesus a um nível menor; ele na verdade diz que se a morte física de Jesus pudesse salvar, então qualquer profeta, incluindo ele próprio, poderia salvar a raça humana. Observe que Copeland simplesmente eleva a si mesmo ao nível de profeta religioso, ao mesmo tempo em que reduz a posição de Jesus Cristo.
Lembre-se de uma das profecias referentes ao Anticristo e seus asseclas:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo..." [Daniel 7:25a].
Aqui estão as palavras reais de Kenneth Hagin: "Ele (Jesus) experimentou a morte espiritual por todos os homens. Seu espírito e seu homem interior foram ao Inferno em meu lugar. Você não pode ver isso? A MORTE FÍSICA NÃO REMOVERIA NOSSOS PECADOS. Ele experimentou a morte por todos os homens." Kenneth Hagin (Cristianismo em Crise, Hank Hannegraaff, pág. 60 no original, Editora CPAD); ênfase adicionada).
Toda a doutrina do nascimento virginal de Jesus Cristo e Sua Filiação eterna são efetivamente tornadas inúteis por essa afirmação. A verdade bíblica é que Jesus Cristo foi o "Cordeiro Pascal", o sacrifício que Deus, o Pai, requeria e ofereceu pagar o preço do pecado. Seu corpo físico e seu sangue imaculados foram o preço que ele e seu Pai pagaram para nos redimir. Negar isso é remover a única esperança de livramento do homem da terrível pena do pecado. A Bíblia não deixa nenhuma possibilidade de negar seu sacrifício cruento como uma "obra finalizada" necessária para nos redimir dos nossos pecados e nos restaurar à plena comunhão com Deus, o Pai.
Leia estes versos cuidadosamente para conhecer a verdade e não ser enganado por esses obreiros da iniqüidade:
"Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."[João 6:53-56].
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." [Atos 20:28].
"Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus." Romanos 3:25].
"Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" [Hebreus 9:14].
"Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez." [Hebreus 10:10].
O último verso deixa bem claro que o corpo e o sangue naturais de Cristo, santificados pelo nascimento virginal, foram oferecidos por nós. Não há purificação ou salvação em quaisquer outros dos atos de Jesus Cristo separados de seu sacrifício cruento. Acredito que Kenneth Hagin seja um homem perdido que está caminhando rumo ao Inferno.
Kenneth Hagin: "Satanás e os Demônios Tiveram Jesus Sob Seus Poderes"
Essa estranha heresia faz mais para negar o poder de Jesus Cristo como nosso sacrifício substituto. Lembre-se que foi em sua morte substitutiva que ele pôde levar nosso julgamento sobre si mesmo. Hagin e Copeland dizem que o espírito de Jesus foi ao Inferno sob os poderes de Satanás e dos demônios e por sua vitória de ser "nascido de novo" é que somos redimidos. Isso significa que não somos redimidos na cruz pelo sangue que Jesus Cristo derramou no Calvário nesta dimensão, mas pelo fato de Jesus ter descido ao Inferno sob o poder de Satanás, onde ele "nasceu de novo" durante seu sofrimento no Inferno. Quando o espírito de Jesus deixou seu corpo no Calvário, a humanidade ainda não estava redimida!
Essa é uma abordagem sem qualquer base bíblica tanto para o homem quanto para o Senhor Jesus Cristo. Esse tipo de abordagem metafísica para a humanidade é de Nova Era, Novo Pensamento, ou qualquer outro nome que o mundo enganoso de Satanás possa estar usando em uma determinada época. Eis aqui as próprias palavras de Kenneth Hagin (ou de E. W. Kenyon):
"Aqui está uma figura de Cristo em terrível combate contra as hostes das trevas. Ela nos dá uma idéia da tremenda vitória conquistada antes de ele ter ressuscitado dentre os mortos. A margem da Bíblia diz, "Ele despojou de si mesmo os principados e as potestades'. É bem óbvio e evidente que toda aquela horda de demônios, quando tiveram Jesus sob seu poder, simplesmente quiseram massacrá-lo e mantê-lo sob terrível servidão." ["Metaphysical Elements in the Faith Movement" (Elementos Metafísicos no Movimento da Fé), compilados por Leon D. Stump, págs. 98-99, tirado de "The Word of Faith", "The Name of Jesus", abril de 1976, págs. 4-6].
Essas palavras são na verdade plágio de um livro escrito por E. W. Kenyon, The Wonderful Name of Jesus (O Nome Maravilhoso de Jesus), págs. 8-9. Até mesmo a referência à margem da Bíblia veio de Kenyon. (Observe que Hagin disse que essa vitória foi conquistada antes de Jesus ressuscitar dentre os mortos, não quando ele derramou seu sangue e morreu na cruz.).
Esse raciocínio teológico considera que Jesus passou três dias em servidão ao Diabo. Existem vários problemas com essa idéia impossível. Primeiro, Jesus declarou o seguinte, "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim." [João 14:30].
Jesus disse isso antes de sua morte na cruz, expressando claramente o fato que Satanás não tinha nada com ele, ou nenhum poder sobre ele ou sobre sua morte. Jesus disse na cruz, "Está consumado". Ele também prometeu ao ladrão arrependido, "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso"[Lucas 23:43; o seio de Abraão].
O véu do templo se rasgou quando Jesus Cristo morreu, não quando eles dizem que ele nasceu de novo ao fim dos três dias, ou em sua ressurreição.
Kenneth Hagin: "O Crente É Tanto Uma Encarnação Quanto Foi Jesus de Nazaré"
É impossível saber se Hagin está negando a divindade de Jesus Cristo ou se está proclamando a divindade de todos os crentes nascidos de novo — ou talvez as duas coisas! Essa idéia dos "Filhos Manifestos de Deus" foi parte do Movimento da Chuva Serôdia nos anos 40 e 50 e certamente se tornou grande novamente nas atuais confusões carismáticas. Novamente, isso mostra os poderes paranormais e as idéias que sustentam toda a teologia e os métodos de Kenneth Hagin. O homem é exaltado a algum tipo de criatura espiritual que pode na verdade evoluir para santo/espírito glorificado e estabelecer o reino de Deus na Terra. Essa crença alinha Hagin com o Movimento de Nova Era, que afirma que o homem pode evoluir até se tornar um "deus", podendo assim estabelecer o Paraíso na Terra! Kenneth Hagin pode ser visto como um aderente da Nova Era "dirigido pela serpente".
Eis mais uma afirmação das palavras anteriores de Hagin, "Todo homem que nasceu de novo é uma encarnação e o cristianismo é um milagre. O crente é tanto uma encarnação quanto foi Jesus de Nazaré." [Cristianismo em Crise, Hank Hannegraaff, pág. 175 no original), tirado de The Incarnation, Kenneth Hagin, pág. 12]. O uso que Hagin faz de termos bíblicos familiares e o próprio fraseado bíblico dessas palavras são planejados para ocultar o quadro completo. Se você ler atentamente, verá que Hagin não apenas nos coloca como "Filhos de Deus", mas nos coloca no mesmo nível de Nosso Senhor! Esse tipo de arrogância a respeito da posição do homem gera exatamente o espírito que você verá quando tentar arrazoar com as pessoas que estão presas nesse erro.
Essa é a forma de Magia Branca que invadiu o movimento da Palavra da Fé.
Kenneth Hagin: "Se Você Quiser Aprender a Seguir Esse Testemunho Interior, Farei Você Rico"
Essa afirmação, que Hagin diz que veio de Deus, somente serve para corroborar o contexto deste artigo. Ele está falando a respeito de um ser humano sobre o qual a Bíblia nada diz, o ser paranormal. Veja o quadro mais amplo nestas afirmações:
"Então o Senhor me disse isto em uma visão em 1959, que não era apenas para o meu benefício, mas para o seu também. 'Se você aprender a seguir esse testemunho interior, farei você rico. Vou guiá-lo em todos os aspectos da vida, na vida financeira e na vida espiritual'. Tenho seguido esse testemunho interior e ele tem feito exatamente o que prometeu que faria. Ele me fez rico (pág. 33)... O homem interior, que é um homem espiritual, tem uma voz — exatamente como o homem exterior. Chamamos essa voz de 'consciência'. Chamamos essa voz de 'voz fraca e pequena'. Seu espírito tem uma voz. Seu espírito falará com você (pág. 47)... Sua consciência é a voz do seu espírito (pág. 49)". (Metaphysical Elements in the Faith Movement, compilados por Leon D. Stump, pág. 55, tirado de How to be Led By The Holy Spirit, Kenneth Hagin.).
Hagin também afirmou, "O Senhor disse: 'Terei de corrigir um pouco sua teologia' (Eu tinha sido doutrinado com todo aquele raciocínio religioso e, inconscientemente, ainda pensava que talvez fosse errado ter as coisas deste mundo.) 'Em primeiro lugar — e isso ajudará você — não ore mais sobre dinheiro; isto é, do modo como tem orado. Reivindique tudo o que você precisa." (Metaphysical Elements in the Faith Movement, compilados por Leon D. Stump, pág. 55, tirado de How to be Led By The Holy Spirit, Kenneth Hagin.).
Já ouvi e li muitos dos esforços para mostrar quão fora da Bíblia é essa idéia, mas Kenneth Hagin é nada mais nada menos que um guru de uma seita metafísica e paranormal e suas idéias são similares às dos outros proponentes da Nova Era. É basicamente uma religião de Magia Branca, dirigida por demônios. Ela não é nem mesmo similar ao cristianismo, exceto de um modo vago. Essa multidão de pessoas usa muitas Escrituras tiradas fora do contexto para tecer uma teia de engano. O verdadeiro filho de Deus desfrutará de muitas bênçãos maravilhosas à medida que seguir com fidelidade as verdades das Escrituras. Toda promessa de Deus é sim e amém. O salmista escreveu sob a inspiração do Espírito Santo: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." [Salmos 1:2-3].

Share on Google Plus

Autor: Jorge A. Ferreira

Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Bacharel em Teologia, Articulista da Revista (O Cristão Erudito), Diretor e Palestrante do Seminário À Luz da Bíblia e Professor de Teologia.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário